Atire a primeira pedra quem nunca passou uma mensagem de áudio. 🙈 Mas você já parou para pensar no impacto que isso causa no outro que vai receber? Alguns não se incomodam, muitos não gostam e outros até se irritam e por diversos motivos. Em geral, quem recebe o áudio, às vezes mais de um de uma só vez, não consegue ouvir de imediato, por quê:
  • não tem fone de ouvido por perto para tal;
  • não pode ouvir no ambiente em que está;
  • os áudios são em geral mais longos.

E isso acaba gerando uma certa ansiedade, pois a pessoa não tem como adivinhar sobre o que  a outra falou no aúdio, não sabe se é urgente, se precisa da ação ou ajuda imediata dela. Na sequência, a irritação toma conta.

Crédito: Giphy

Mas o que fazer nesses casos em que você sente algum desconforto?

Se calar, fingir que não está acontecendo nada é sempre uma opção possível, mas isso não resolve o problema.

Pois, tudo que causa pertubações ou ruídos de comunicação, gera sentimentos que se não resolvidos uma hora acabam se transformando em problemas maiores e prejudicando o relacionamento entre as pessoas.

Alguns dos possíveis motivos:

  • Muitas pessoas têm dificuldade para escrever nos smartphones, por exemplo, pessoas que não são nativas digitais ou com mais idade;
  • Outros, infelizmente, mal sabem escrever o nome, então aprendem a usar o áudio e seguem fazendo dessa forma para se comunicar;
  • Às vezes, o assunto é muito longo, ou complexo e dá trabalho ficar escrevendo, então o áudio facilita e a pessoa acaba optando por esse recurso;
  • Em grupos de mentoria ou cursos, os áudios também são frequentes por facilitarem para tanto para o professor quanto para o aluno ter uma resposta mais completa e de modo mais rápido e efetivo. Nesse caso, também é importante ter em mente a responsabilidade de ser acessível e considerar se há ou não pessoas com deficiência auditiva, antes de enviar os áudios;
  • Outro caso ainda, é quando a pessoa é muito ansiosa e acha que é mais rápido comunicar o que ela precisa ou deseja por áudio;
  • Tem também pessoas com problemas de tendinite ou artrose e escrever, principalmente respostas mais longas, pode ser penoso nesse caso;
  • Há ainda momentos em que as palavras escritas não conseguem refletir toda a emoção que a pessoa deseja transmitir, então a pessoa opta por enviar áudio, pois tem o tom de voz que ajuda a passar melhor toda a emoção da mensagem;
  • E tem pessoas que são mais visuais, e preferem ler ou ver vídeos e outros são mais auditivos, adoram rádio e podcasts, não é mesmo?

Uma vez feita essa análise e nada disso se encaixa, o que fazer?

Alternativas  úteis para você preservar a sua relação com o outro

1. Comunicação não violenta

Vale a pena falar com o outro sobre o seu desconforto, usando as dicas da comunicação não violenta para tratar desse assunto:

Fale do fato observado – Fulano(a) percebo que você me envia mensagens em forma de áudio com frequência.

Fale do seu sentimento – Mas quando vejo que tem mensagens de áudio eu me sinto desconfortável e angustiado(a).

Explique sua necessidade – Pois, nem sempre estou com meu fone de ouvido por perto ou em ambientes que em posso ouvir esse tipo de mensagem para retornar e não te deixar muito tempo sem resposta, o que é importante para mim.

Faça seu pedido de forma específica e sempre ligado a alguma ação concreta – Me sentiria melhor se daqui em diante a gente pudesse combinar dessa forma:

Eu gostaria muito de passar a receber de você mais mensagens de texto, pois, conforme te expliquei, fica mais fácil para mim, bater o olho, ver sobre o que se trata e te responder assim que possível.

Quando não der, e você precisar me enviar mensagens por áudio, por favor, me escreva uma frase curta sobre o teor do áudio e se é urgente ou não. Pode ser?

Crédito: Ryan McGuire no Gratisography

Sabia que dentre os mamíferos terrestres a girafa é a que possui o maior coração? Por esse motivo ela se tornou símbolo da Comunicação Não Violenta que prioriza, sobretudo, as conexões afetuosas entre as pessoas.

2. Aplicativos de transcrição de texto

Se você não gosta de escrever, use aplicativos como Transcriber para WhatsApp (Android) e o Audio to Text para WhatsApp (IOS).

Outra alternativa, é usar ferramentas como o chatbot “Vira Texto” que converte áudios do WhatsApp, de até 4 minutos, em texto.

É uma ferramenta gratuita que ajuda quem não curte esse tipo de mensagem, além de ser útil para pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva.

O que você precisa fazer para ter acesso?

1. Salvar o número (31) 97228-0540 na sua agenda do celular e enviar um “Oi” por WhatsApp para esse número. Em seguida, você receberá a política de privacidade e demais instruções e já terá acesso à ferramenta.
2. Quando receber uma mensagem de áudio é só encaminhar para esse número e depois de uns segundinhos, você já terá sua mensagem transcrita.

Você pode ler sobre o “Vira Texto” na matéria do Tecnoblog.

Tais alternativas servem para você transcrever as mensagens de áudio em texto. O texto pode ter alguns errinhos, mas na maioria das vezes dá para entender bem. 😉

3. Aplicativo para controle da velocidade e volume

Para áudios muito grandes, tem também a extensão do Google Chrome, Zapp, para WhatsApp web.

O que ele faz? Você pode aumentar ou diminuir a velocidade e o volume do áudio recebido. Bom demais, num é?

4. Outras possibilidades

Não perder mais o seu tempo e desistir de se comunicar com aquela pessoa. Mas será mesmo que você vai querer isso?

O importante é não deixar sentimentos negativos tomarem conta, pois um pequeno incômodo pode virar um problemão lá na frente, feito uma bola de neve e, no longo prazo, prejudicar de vez o relacionamento com o outro.

Se comunicar é mesmo esse caminho de mão dupla, como tenho falado, e requer não apenas empatia (o famoso se colocar no lugar do outro). Mas, principalmente, uma escuta atenta e mútua de todos os sinais que estão sendo transmitidos no processo para que a real conexão e diálogo aconteçam.

Qual sua opinião sobre esse assunto?

————————————-

Crédito da imagem de abertura: Cookie Studio no FreePik.

Descrição da imagem de capa: foto colorida de uma mulher branca de cabelos longos castanhos, segurando um celular de capa branca e com fisionomia de espanto.

————————————-

Escrito por Vera Natale / Atualizado em 06 de março de 2024.

Vera Natale

Author Vera Natale

Sou consultora e especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada. Ajudo empresas e pessoas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar no seu dia a dia, por meio de técnicas criativas.

More posts by Vera Natale

Leave a Reply