Matéria publicada no site da  revista “O Mundo da Usinagem” (OMU) , em março de 2019 | Fotos: Renato Pizzutto.

De acordo com lideranças globais presentes, complexo da multinacional será referência para novas instalações, e pode oferecer treinamento local e on-line, para diversas partes do mundo.

Com a presença de executivos globais da companhia, a Sandvik Coromant recebeu clientes, parceiros e a imprensa em sua nova sede e centro tecnológico no Brasil, o Sandvik Coromant Center. O encontro foi na cidade de Jundiaí (SP). A mudança transfere a sede da companhia do bairro de Santo Amaro, na capital paulista, para o interior do estado. A inauguração aconteceu no último dia 20.

Shoowroom e vista lateral da área das estações de trabalho.

A empresa é líder na fabricação e comercialização de ferramentas de corte e soluções de usinagem, e deve agora aproveitar a nova localização, também, por seu caráter de hub tecnológico que agrega diversas companhias de alta tecnologia. Também foi atraente a proximidade com o aeroporto de Viracopos (Campinas) e com o Porto de Santos.

“Estamos orgulhosos em celebrar a inauguração deste Center” – comentou Cláudio Camacho, vice-presidente de Vendas da Sandvik Coromant para América do Sul e Central. “Por muitos anos, utilizamos nosso centro de treinamento do prédio antigo, na capital. Sabemos que muitas pessoas formadas na indústria passaram pelo treinamento da Sandvik. E essa é a essência da empresa, transmitir conhecimento. Nos últimos cinco anos, mais de 20 mil pessoas foram treinadas pela Sandvik Coromant.

Apenas em nossas instalações anteriores, foram cerca de 5 mil pessoas. Agora nosso Center em Jundiaí caminha para um novo patamar tecnológico, e temos objetivo de treinar 3 mil pessoas por ano. É uma garantia de que a empresa está investindo no Brasil, transmitindo conhecimento e treinando profissionais para essa fase digital que temos pela frente. E escolhemos a cidade de Jundiaí porque possui uma estrutura que nos atende muito bem”.

“Dentre os 19 centros de treinamento que possuímos no mundo, nenhum é tão avançado como este”, disse Nadine Crauwels, presidente global da Sandvik Coromant.

“Ele é um hub de conhecimento para o Brasil. Por isso, vamos reunir as mentes mais brilhantes de diversas indústrias para moldar o futuro. Este lugar é para todos que têm um forte interesse em novas tecnologias, novas ferramentas, e no futuro da manufatura global. Este Sandvik Coromant Center não é apenas um local físico para conhecer e interagir, é também um centro digital.

Temos recursos para fazer transmissões e nos conectar a outros Sandvik Coromant Centers em todo o mundo, além de realizar sessões de usinagem digital ao vivo. Este é realmente um centro do futuro. E se pensarmos nele como um centro digital, não se trata apenas de conectar máquinas aqui com o mundo. Conectamos experts de diversos países, e não estamos falando apenas de ferramentas, mas de todas elas combinadas em aplicações e com conhecimentos diferentes: robôs, software, ferramentas, tudo isso para ganhar produtividade”, acrescentou a presidente.

Entre os executivos globais esteve também Björn Rosengren, presidente e CEO do grupo Sandvik. Ele comentou que “o Brasil deveria estar entre os líderes do mundo, liderando crescimento. O país é incrível e eu o admiro muito não só porque é imenso e populoso, tão grande quanto a Europa, mas porque é uma potência global e na América Latina. Tem uma economia robusta, com muitos ativos em mineração e óleo e gás, e uma tradição de forte indústria de manufatura. Nossas competências estão alinhadas com o Brasil, é por isso que esse novo Center é um grande passo para apoiar vocês do jeito certo, e no futuro”.

A cerimônia recebeu também o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. Para ele, a abertura do novo Center é “uma celebração do caminho sustentável para a cidade e o estado. Mais pessoas virão a Jundiaí, e se hospedarão aqui, movimentando a cidade em razão dessa empresa que está sendo instalada. Esta cidade é parte de um país que deu certo, e que pode ensinar lugares de todo o mundo como gerir as questões públicas. Somos business friendly”.

A primeira estação com um centro de torneamento multitarefas da Okuma, o Multus B250II, surpreendeu os convidados pela versatilidade da máquina que proporcionou excelente resultado no fresamento de dentes de engrenagens, além de poder realizar a peça toda em um único set-up, ao contrário das máquinas dedicadas para geração de dentes que só servem para essa função. Outro ponto alto dessa estação foi a transmissão ao vivo com o da Sandvik Coromant Center de Schaumburg em Chicago, via equipamento DLM (Digital Live Machining).

A segunda estação com centro de usinagem horizontal MB5000H de rápido avanço (60m/min), também da Okuma, apresentou a moderna arte de fresar com o conceito de fresas CoroMill Plura, incluindo operações de turncut.

Terceira estação com o centro de usinagem vertical D 800, nova geração da Romi, mostrou diversas operações rotativas que demandam rigidez da máquina.

A quarta estação demonstrou nosso revolucionário método PrimeTurning em um ambiente da Indústria 4.0, preparado por diversos parceiros que trabalharam em conjunto: Mazak – Torno CNC QT200M com comando smooth G com capacidade para 5000 rpm.; BlaserSwissLube – óleo de refrigeração; Kuka Roboter – robô; Prodromus– garras; Renishaw – sistema de medição; Ascongraph – representante do software da MasterCam ; Instituto Avançado de Robótica (I.A.R) – programação do robô; e DR Promaq – integrador.

TREINAMENTO E INTERATIVIDADE

Logo após a abertura, os convidados passaram por diversas demonstrações com os equipamentos de ponta da nova sede. As instalações permitem a realização de testes, tryouts, projetos de clientes (em ambiente físico e virtual) e cursos práticos. O espaço possui também auditório para 100 pessoas, showroom integrado e equipamento DLM (Digital Live Machining) para a transmissão de demonstrações em máquina e treinamentos ao vivo para outros países. Também pode receber colaboração de projetos de outros Centers ao redor do planeta, em tempo real.

Além disso, o novo prédio também tem uma célula com alguns processos da Indústria 4.0. O sistema liga máquinas, robôs e equipamentos de medição e permite aos clientes assimilar o funcionamento dos processos digitais e tomar as melhores decisões para seus negócios.

Outros equipamentos incluem um centro de torneamento multitarefas Multus B250II da Okuma que junto com o DLM servirá para treinamentos da América Latina; um centro de usinagem horizontal MB5000H, também Okuma; um centro de usinagem vertical D-800 da ROMI e um torno CNC QT200M da Mazak, com comando smooth G. Além de auxiliar o treinamento dos funcionários da Sandvik Coromant, as máquinas estarão à disposição dos clientes para testes de usinagem de peças. Desse modo, as companhias parceiras não precisam interromper suas produções para realizar simulações.

Da esquerda para a direita: Sean Holt, presidente da Sandvik Coromant para as Américas, Björn Rosengren, CEO do Grupo Sandvik; Claudio Camacho, vice-presidente de vendas para as Américas do Sul e Central; Nadine Crauwels, presidente global; Eduardo Martin, vice-presidente de vendas global, todos os três da Sandvik Coromant.

O Brasil passa a integrar um seleto grupo de países a receber certificação de Sandvik Coromant Center pela matriz na Suécia. Somente quando todas as premissas são atendidas é que a certificação acontece.

Vera Natale

Author Vera Natale

Sou consultora e especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada. Ajudo empresas e pessoas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar no seu dia a dia, por meio de técnicas criativas.

More posts by Vera Natale

Leave a Reply