Texto originalmente publicado na Comunidade Marketing de Gentileza em março de 2021 e reformulado para publicação no blog e no LinkedIn.

A imagem desse caderno em branco me remeteu a essa frase de autor desconhecido – “Cada dia é como uma página em branco de um diário (…)” – e ilustra bem um recurso muito usado na linguagem que é a analogia.

Segundo o dicionário on-line Houaiss, “analogia” quer dizer “relação de semelhança entre coisas e fatos”.

Figuras de linguagem são recursos do nosso idioma que ajudam a tornar sua mensagem, falada ou escrita, mais expressiva ou interessante.

E você deve estar se perguntando por que é importante usar a analogia, não é mesmo? Vamos lá!

Quando você faz uma comparação direta entre coisas genericamente diferentes, mas que possuem alguma semelhança entre si você faz uma analogia e traz uma dose extra de clareza para as ideias e argumentos do seu texto.

A frase destacada no início desse post é bem direta ao ponto: cada dia da sua vida é como se fosse a página em branco de um diário, ou em outras palavras, você tem liberdade, autonomia e oportunidade de escrever a sua história do seu jeito.

É um conceito muito usado nas áreas do direito, biologia e matemática, além da literatura, filosofia e também no nosso cotidiano para exemplificar de modo fácil o que você quer comunicar.

Ditados e expressões populares usam e abusam desse recurso:

➊ “A palavra é prata, o silêncio é ouro”. 🙊⭐️

Quer dizer que as palavras têm seu valor, mas às vezes, ficar quieto pode ter mais valioso do que falar.

➋ “A lua quando está em sua fase cheia parece com um queijo suíço”.🌑🧀

No caso, a lua com seu formato redondo e suas crateras lembram o formato redondo e os “buracos” do queijo tipo suíço.

➌ “Quem semeia vento, colhe tempestade”. 🌪

Ou seja, aqui há uma comparação entres suas atitudes e o ato de plantar.  Na natureza você colhe exatamente o que planta – se você planta batatas, colherá batatas, não tomates.

E na sua vida é a mesma coisa – se você semeia/planta atitudes desarmoniosas, você irá colher reações igualmente desarmoniosas como uma tempestade.

Segundo a Wikipedia  (em inglês), ela tem um importante papel:

“A analogia desempenha um papel significativo na resolução de problemas, bem como na tomada de decisão, argumentação, percepção, generalização, memória, criatividade, invenção, previsão, emoção, explicação, conceituação e comunicação.

Na linguagem escrita, justamente por ser um recurso explícito, ou seja, explicado de modo claro e sem ambiguidades, a analogia pode vir acompanhada das seguintes conjunções, ou elementos que ligam termos e frases, por exemplo: “como”, “tal qual”, “semelhante a”, “parecido com”, “assim como”, “da mesma forma”, etc.

Veja alguns exemplos: “as estações do ano são como as fases da vida”; “o sol parece com uma bola de fogo incandescente”, etc.

Mas é importante lembrar que a analogia pode aparecer sem as conjunções e não apenas em ditos populares como mostrado antes.

Um exemplo de analogia sem uso de conjunções está na frase em negrito, nesse artigo do escritor e educador Rubem Alves “Um olhar sobre a empatia“:

“Antes de mais nada, precisamos avaliar que a tendência atual é de oferecer muitas fórmulas e receitas para resolver as mazelas humanas. Mas o ser humano não veio com manual de instruções… Somos um quebra-cabeças de infinitas peças que temos que montar sozinhos. E cada um tem que montar o seu próprio, oras com ajuda e oras sozinhos, e nenhum é igual ao outro.”

No dia a dia, é uma ferramenta muito útil na hora de escrever. Fazendo uma analogia, é praticamente um canivete suíço que tem várias utilidades.  (😄)

Sugiro que você use esse recurso para colher esses benefícios:

1. Explicar de modo mais simples uma ideia ou argumento, tornando seu texto mais objetivo e didático;

2. Tornar sua ideia mais atrativa, pois os pontos de semelhança que você enxerga na comparação entre coisas diferentes pode ser muitas vezes único, dependendo do seu ponto de vista.

3. Facilitar a conexão com seu leitor que se sentirá acolhido com um texto fácil e mais simples de entender.

Crédito: Giphy

Experimente usar uma analogia para preencher a frase “Conquistar algo é como…”. E compartilhe depois nos comentários. Vou adorar saber! 😉

 

Crédito da imagem de capa: Foto de StockSnap no Pixabay.

Vera Natale

Author Vera Natale

Sou consultora e especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada. Ajudo empresas e pessoas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar no seu dia a dia, por meio de técnicas criativas.

More posts by Vera Natale

Leave a Reply